Odontologia Veterinária

GERAR SAÚDE ANIMAL oferece atendimento especializado em Odontologia Veterinária visando o diagnóstico preciso e a realização de um tratamento rápido e eficaz. Realizamos exames e tratamentos de primeira linha na área odontológica, sempre com o objetivo de proporcionar a saúde e o bem-estar animal. Algumas dos problemas mais comuns verificados são:

Tratamento Periodontal 

Dentre todas as doenças que afetam cães e gatos, a doença periodontal é a mais comum entre elas: estudos mostram que acomete cerca de 85% de cães e gatos acima dos três anos de idade.

A doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e destruição de tecidos de sustentação do dente (periodontite), e é causada pela placa bacteriana, presente na cavidade oral dos animais.

A placa bacteriana é o resultado da organização de bactérias presentes na cavidade oral, devido à falta de higienização, e numa boca saudável, se forma num período entre 24 a 48 horas. O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, e principalmente na região próxima a gengiva, induz a resposta inflamatória no organismo (gengivite), e a sua progressão (periodontite) decorre do agravamento da infecção e do processo inflamatório.

O problema pode piorar quando a placa bacteriana sofre deposição de material mineral e forma o famoso "tártaro" (cálculo dental), que favorece a aderência de mais placa bacteriana.

Quando a doença atinge o periodonto de sustentação (periodontite) pode haver lesões graves no osso ao redor do dente que são irreversíveis, podendo levar à perda do dente. A placa bacteriana presente também é responsável pela halitose (mau hálito), pois libera gases sulfurosos, responsáveis pelo mau cheiro.

O problema não para por aí; estas bactérias presentes na gengiva liberam subprodutos que irão para a corrente sangüínea, e pelo fenômeno conhecido como bacteremia, agredirá o organismo do paciente, podendo se alojar em órgãos vitais como rins, fígado, articulações, meninges, pulmões e coração.

Infelizmente a doença periodontal não tem cura, mas sim, controle. Isto porque a boca dos animais, assim como as nossas, não são estéreis, pois há sempre bactérias que fazem parte da flora normal da cavidade oral e que não necessariamente trazem prejuízos à saúde. O controle da placa se dá principalmente através da higienização diária (escovação) e profilaxias profissionais regulares.

GERAR SAÚDE ANIMAL, oferece não somente uma boca limpa, com dentes saudáveis e livre do mau hálito, mas sim, saúde para todo o organismo, sem infecções que comprometam a qualidade de vida de cães e gatos, proporcionando cada vez mais o melhor para pets e seus proprietários.

A doença periodontal (“tártaro”) pode levar a consequências graves na saúde do animal devido a migração de bactérias da boca para outras regiões como, coração, rins, pulmão, sistema nervoso, fígado e articulações.

A prevenção e realizado com escovações e a remoção de cálculo dental ("tártaro") supra e sub-gengival. O procedimento deve ser realizado com o auxílio de aparelho de ultra-som, polimento dental e aplicação de flúor.

Os animais submetidos a esse processo devem ser anestesiados o que exige o acompanhamento pré e pós-operatório por anestesiologista veterinário.  

Marque consulta Online